Autor: Cegid Primavera
A Buildcode informa que a Cegid a Service Release 12 do ERP v10 e do ERP Evolution com um conjunto significativo de melhorias e novas funcionalidades para aumentar a amplitude funcional das soluções, assim como dar resposta às necessidades das organizações.
Fiscalidade
Para garantir o cumprimento das obrigações legais, foram realizadas as seguintes alterações:
Quando existem processos de emissão de faturas em regime de autofaturação sem acordo prévio, ou seja, a entidades sem atividade empresarial e singulares, é necessário comunicar esses documentos à Autoridade Tributária (AT).
Essa comunicação pode ser efetuada de duas formas distintas:
- WebService: comunicação online documento a documento (disponível desde a SR11);
- Ficheiro SAF-T: comunicação através da importação do ficheiro SAF-T no portal da AT.
Com a SR12, passa a ser possível efetuar a comunicação via ficheiro SAF-T. De salientar que é criado um ficheiro SAF-T para cada contribuinte/entidade para a qual se emitiu um documento de autofaturação. Nesse sentido, será sempre necessário importar no site da AT todos os ficheiros gerados.
Foi adicionada uma nova opção nos parâmetros da Declaração Periódica do IVA que permite excluir o detalhe das operações nos Anexos do Reembolso do IVA (Relação de Clientes e Relação de Fornecedores).
Esta nova opção irá assim agrupar as linhas referentes às operações com valor inferior a 5.000 €, caso o total não exceda os 5% das operações do Anexo. No caso do Anexo dos Clientes, este total é relativo aos clientes Nacionais.
Já existia nos Anexos uma coluna “Excluir” que permitia a seleção manual em cada anexo. Com esta nova opção, a seleção é realizada de forma automática. No entanto, continua a ser possível nos Anexos a seleção e anulação da seleção de forma manual.
Com esta SR, foi adicionada uma nova opção nos parâmetros do Modelo COPE para agregar as operações e posições comunicadas no Reporte ao Banco de Portugal.
Assim, são agregadas as operações com o mesmo código estatístico e país de contraparte (neste caso, a data da operação será igual à do primeiro registo). No caso dos registos terem posições em fim de período (tipo de valor posição), a data de operação é sempre o último dia do mês.
Esta agregação apenas considera os valores processados pelo ERP (são ignoradas as linhas adicionadas manualmente).
Recursos Humanos
A partir da Service Release 12, no módulo de Recursos Humanos estão disponíveis diversas melhorias e novas funcionalidades:
- No processamento de Seg. Social, passa a ser possível agrupar rendimentos de Subsídio Férias/Natal na mesma natureza;
- No processamento de recibos em lote, passam a estar disponíveis as opções Quantidade Rem.Unitárias e Perc.Descontos Percentuais, tal como se verifica na emissão de recibos pelo ERP.
É agora possível restringir por atividade no processamento de independentes.
Com o objetivo de suportar diferentes estruturas de tabelas de IRS e de as sugerir automaticamente, foram efetuadas as seguintes alterações:
- Todos os campos da ficha necessários para determinar a tabela foram agregados num único separador;
- Ao criar um funcionário, é possível sugerir automaticamente a tabela com base nesses campos;
- O processamento passa a guardar os parâmetros necessários à determinação da tabela de IRS.
Equipamentos e Ativos
A funcionalidade Integração de Documentos de Compra e Venda em Equipamentos e Ativos foi alvo de uma grande reestruturação para permitir uma maior agilidade entre os módulos de Compras e Vendas com os Ativos.
De seguida, são enumeradas as alterações à funcionalidade:
É agora possível exportar documentos para os Equipamentos e Ativos, indicando os Tipos de Documentos pretendidos e a Conta do Plano a associar à aquisição. Contudo, é necessário configurar os Documentos de Compra e Venda selecionando a opção Ativos (esta opção já está selecionada por predefinição nos Documentos Financeiros).
A conta definida na linha do documento (editor de compras ou vendas) deve ser de movimento e estar ligada com os equipamentos ou ativos através da opção de integração que existe na própria ficha da conta. Se estas condições forem garantidas, a integração é efetuada para esta conta, caso contrário, mantém-se a integração a partir do artigo.
A data a utilizar na criação de fichas no 1.º documento de aquisição é configurável através do editor de Equipamentos e Ativos (EAP) ou do integrador de documentos de compra. Para isso, foi criado um campo nos Parâmetros do Administrador para ser possível definir a data de utilização da ficha: Data do Documento ou Data de Introdução.
A integração das compras nos ativos passa também a possibilitar a agregação de mais que uma linha do documento para a mesma ficha do ativo. É também possível criar várias fichas para a mesma linha do documento através do campo Quantidade. Na janela de ligação ao módulo EAP, é criada a ficha do Ativo ou então associada uma ficha já existente.
Está também disponível a definição das repartições existentes nas linhas dos documentos (centro de custo, analítica, funções, projetos). Assim, na janela de Detalhes estão disponíveis novas opções que podem ser ativadas conforme o pretendido, ou seja, criar a respetiva repartição na ficha aquando da integração para cada uma das dimensões ou criar apenas a ficha.
A forma como é determinado o valor do IVA nos documentos com inversão do sujeito passivo foi ainda revista para suprimir diferenças de cálculo que ocorriam entre os documentos da Logística e o documento gerado em EAP após integração. Assim, o valor do IVA calculado na gravação de documentos de Vendas e Compras e usado na ligação à contabilidade fica agora guardado na base de dados para ser usado na integração.
Adicionalmente, neste módulo foram realizadas outras melhorias:
Passa a possível integrar documentos de vendas do tipo Stock/Transferência no módulo de Equipamentos e Ativos.
É agora possível a utilização de mais do que uma alteração patrimonial no cálculo das depreciações regulares.
A alteração patrimonial a utilizar é definida nos critérios de depreciação da ficha. Às alterações patrimoniais estão associadas o tipo de lançamento.
Desta forma, é possível integrar as depreciações regulares para diferentes tipos de lançamento, assim como usar configurações distintas na ligação à contabilidade (diário, documento, contas a movimentar, etc).
Passa a ser possível implementar extensibilidade na impressão das etiqueta através das seguintes operações:
- Novos 2 eventos (AntesDeImprimir e DepoisDeImprimir) e uma lista com as fichas que a ser impressas;
- Possibilidade de adicionar Separadores do Utilizador para, por exemplo, consultar o histórico das impressões através de uma grelha;
- Possibilidade de aumentar/maximizar o formulário.
É agora possível impedir a gravação de documentos em Equipamentos e Ativos quando o diário da contabilidade está bloqueado, mesmo que a ligação seja offline.
Assim, mediante configuração, o sistema verifica se o período está fechado na contabilidade para o diário configurado na ligação à contabilidade do documento de ativos antes de efetivar o documento, em função do seu estado.
Está disponível uma nova opção no balancete contabilístico que permite agregar os valores por ficha associada no balancete contabilístico.
Poderá visualizar as análises fiscais (Benefícios, Ajustes, Subsídios e Tributações) por período e não apenas por exercício.
Finanças
No módulo de Finanças, foram disponibilizadas as seguintes novidades:
A Administração Geral Tributária (AGT) reportou vários erros na receção de ficheiros SAF-T’s emitidos pelo software Cegid Primavera, tendo-se concluído que essa situação deriva da não correta utilização do software ou falta da atualização do software para as versões mais recentes.
Face à posição da AGT e sendo o software Cegid Primavera o meio utilizado para o envio dos ficheiros SAF-T àquela entidade, foram implementadas as seguintes medidas no procedimento de exportação e envio dos ficheiros SAF-T nos nossos produtos:
- Só será possível exportar o ficheiro SAF-T a partir do software Cegid Primavera que possua licença(s) com contrato ativo (ou o CSA – Continuity Software Agreement ou SSA – Subscription Software Agreement), de forma a garantir que estão a trabalhar na última versão do software e, assim, que a estrutura do ficheiro SAF-T estará de acordo com as regras exigidas pela AGT;
- Esta alteração entrará em vigor a partir da Service Release 12. Caso não tenha uma licença associada a um contrato ativo, será dado um período de carência de 90 dias para regularizar a situação. No final deste período, será impedida a exportação do ficheiro até o respetivo licenciamento ser validado com sucesso.
Devido ao carácter sensível dos dados que integram os ficheiros de exportação bancária, passa a ser possível predefinir a diretoria onde os ficheiros de pagamento são guardados após emissão, bem como limitar a escolha de pasta de destino dos ficheiros de pagamento gerados.
Esta funcionalidade, aliada à funcionalidade de personificação de ficheiros, permite que o acesso aos ficheiros seja também restrito apenas a utilizadores com as respetivas permissões.
Nas contas bancárias, passa a ser possível indicar qual a conta da geral para cada conta. Para tal, no separador Contabilidade poderá indicar a conta pretendida, deixando de ser necessário aceder ao Administrador para efetuar esta configuração.
A funcionalidade de exportação de eletrónica de ficheiros bancários passa a estar disponível de base na gama Evolution Plus.
oi disponibilizado um novo método de extensibilidade (DepoisDeGerarFicheiro) para permitir manipular os ficheiros de exportação eletrónica para bancos.
Ou seja, passa a ser possível via extensibilidade adaptar a exportação de um determinado ficheiro com regras e tags que não existam no ficheiro base. Este novo método é muito importante uma vez que existem bancos que adaptam os formatos standard para criar formatos próprios, permitindo que sejam contemplados sem que exista necessidade de disponibilização de novos modelos de base no produto.
A funcionalidade de anulação deixa de estar disponível para documentos de venda do tipo Financeiro, uma vez que não existe o conceito de anulação desse tipo de documento em Espanha.
A definição do tipo de operação em Espanha tem impacto na configuração da tipologia fiscal de compras e vendas, assim com na configuração para exportação de modelos fiscais. Nesse sentido, é importante que o tipo de operação seja corretamente preenchido nos documentos para que não existam erros no reporte fiscal.
Para ajudar os utilizadores na identificação do tipo de operação, foram implementadas várias regras e configurações. No Administrador, podem ser definidos os tipos de operação para cada par dos seguintes atributos:
- Tipo de Entidade
- Espaço Fiscal
- Regime de IVA
Existindo uma configuração nos Parâmetros da Empresa da Base Aplicacional de Negócio no Administrador, essa configuração será respeitada tanto na criação de documentos como na criação de entidades, onde passa a estar disponível a configuração do tipo de operação por entidade.
Na análise de extratos de contas multianuais, passa a ser possível visualizar todas as contas de um intervalo de datas, mesmo que algumas contas não existam em algum exercício em análise.
A lista F4 passa a apresentar os registos com base no ano da data final de análise, com o objetivo de minimizar os cenários em que determinadas contas não aparecem na lista.
Na sequência da comunicação do IGCP sobre as alterações na emissão das transferências em Euros para a Suíça (IBAN iniciados em CH), o ficheiro de exportação SEPA passa a incluir obrigatoriamente o Nome, Morada e País do Destinatário/Beneficiário, à semelhança do que já acontece com os IBAN iniciados por GB.
Logística
As operações de vendas e compras são operações recorrentes no dia a dia das organizações. Nesse sentido, está disponível um conjunto alargado de novas funcionalidades e melhorias nestes módulos:
Em determinados cenários, como, por exemplo, no agendamento de faturação de arrendamento, é necessário que o artigo a faturar, embora seja genérico, possa ter uma descrição diferente (por exemplo, apresentar o nome do mês ao qual se aplica a renda).
Para dar resposta a esta necessidade, passa a ser possível, após o cálculo do plano de faturação, alterar a descrição do artigo para que seja respeitada no processamento da respetiva faturação.
No processo de duplicação de artigos, foi removida a cópia de informação relativa aos clientes e aos códigos de barras, uma vez que este tipo de informação normalmente é única por artigo.
No processamento da projeção de necessidades, após a criação do documento é apresentado o ecrã da projeção novamente sem qualquer alteração ou atualização do mesmo. Nesse sentido, é necessário recalcular o cenário e atualizar novamente a informação na janela para serem apresentados os dados calculados.
Para simplificar esse processo, passa a existir uma nova opção na configuração dos cenários para Calcular cenários após processamento. Ativando esta opção nos cenários, sempre que seja efetuado o processamento de uma projeção serão automaticamente calculados os cenários e apresentados os valores, já contemplando a projeção e o respetivo processamento efetuado.
Nos cenários onde a compra de um determinado artigo obedeça a um determinado critério de embalamento, existe uma unidade base diferente mesmo que o artigo não seja gerido pela unidade de embalamento. Assim, a projeção de necessidades contempla sempre o cálculo pela unidade base do artigo e a quantidade a encomendar poderá divergir da quantidade ótima de compra na unidade de embalamento.
Para considerar este caso de uso, foi adicionado o novo campo Múltiplo de Compra no separador Stock da ficha do artigo para que possa indicar aqui o múltiplo a ser aplicado no cálculo de necessidade de compra.
Por exemplo, um artigo que seja comprado em quantidades ótimas de 4 em 4 unidades. Ao inserir como múltiplo de compra 4, a sugestão de quantidade a encomendar será sempre ajustada por excesso para esse múltiplo. No caso de existir a necessidade de 6 unidades, o cálculo nesse caso será aplicado o múltiplo e será sugerida a compra de 8 unidades.
Na projeção de necessidades, é agora possível criar campos de utilizador na tabela de Necessidades de Compra.
Nesta tabela, não é necessário efetuar manutenção ou reconstrução sempre que efetue um cálculo de necessidades. Nesse sentido, e para esses campos de utilizador possam ser preenchidos, foram também criados os seguintes eventos de extensibilidade:
- AntesRecalcularCenario: permite interferir com o cenário antes deste ser calculado;
- DepoisRecalcularCenario: permite interferir com o cenário depois deste ser calculado;
- AntesCarregarDadosGrelha: permite interferir com os dados da grelha de cabeçalho antes do carregamento da grelha no editor de projeção;
- AntesCarregarDadosGrelhaDetalhe: permite interferir com os dados da grelha de detalhe antes do carregamento da grelha no editor de projeção;
A grelha utilizada na janela de Transações Eletrónicas sofreu alterações para aumentar os índices de performance.
Desta forma, prevemos um incremento significativo de produtividade na utilização desta funcionalidade.
Nas fichas das entidades (clientes, fornecedores e outros terceiros), foi adicionado um novo campo para o email geral da entidade.
Paralelamente, no envio de emails foi incluída a possibilidade configurar o envio para o email geral indicado na ficha.
Nos documentos de Tesouraria e Contas Correntes, é agora possível incluir anexos tal como já existia em outros tipos de documentos, como é o caso de Vendas, Compras e Internos.
O campo Descrição do artigo foi revisto para suportar até 200 caracteres.
O campo Nome relativo às entidades foi aumentado para 100 caracteres. Esta alteração reflete-se nas seguintes entidades:
- Clientes
- Fornecedores
- Outros Terceiros
Tanto para vendas como para compras foram disponibilizados novos relatórios:
Vendas
- Vendas XRP
- Vendas XRP c/Logotipo
Compras
- Compras XRP
O produto Omnia Procurement é descontinuado a partir da SR12.
No entanto, para assegurar a continuidade da utilização do mesmo, será disponibilizado no GitHub o seu código fonte para que possa ser utilizado pelos parceiros e clientes (ver aqui).
Será dado um período de transição para a solução via extensão até novembro de 2024. A partir da Service Release 14, será eliminada a ligação atual de base existente no Administrador e, por isso, será necessário a implementação da solução via extensibilidade e a configuração da ligação com o Omnia na área definida para o efeito, que está no menu do utilizador.
Contudo, e para aproveitar as vantagens da extensibilidade, foram disponibilizadas as seguintes novas funcionalidades:
- Multi-moeda;
- Filtro por família de artigos nos 3 fluxos de aprovação (suporte para a configuração de múltiplas famílias de artigos por nível de aprovação);
- Indicação da condição de pagamento ao nível da cotação por parte do fornecedor (pronto pagamento, 30 dias, 60 dias, etc) e visualização na aprovação de cotações;
- Indicação do incoterm ao nível da cotação por parte do fornecedor (campo obrigatório e configurável para que empresas apresentar) e visualização na aprovação de cotações;
- Consulta do histórico de cotações (lista das cotações registadas no ERP com possibilidade de filtro e ordenação por cada coluna da lista);
- Possibilidade de clonar requisições;
- Configuração do idioma dos emails enviados para os utilizadores (PT, EN). Esta configuração tem de ser realizada pelo Administrador;
- Configuração da série associada aos documentos (atualmente é considerada a série por omissão);
- Configuração dos tipos de documentos a integrar ao nível das Unidades Organizacionais por Empresa (atualmente são configurados apenas ao nível da empresa);
- Indicação do centro de custo nas linhas da requisição;
- Disponibilização do perfil Approver para que apenas utilizadores com este perfil tenham acesso aos processos de aprovação;
- Ajuste do perfil Responsável de Compras para que tenha apenas acesso às empresas onde esteja associado;
- Possibilidade de indicar mais do que um colaborador para a equipa de compras;
- Ajuste do fluxo de aprovação de cotações para que seja possível enviar as cotações para revisão;
- Consulta de observações no pedido de cotação por parte do fornecedor;
- Possibilidade de o fornecedor indicar observações no lançamento da cotação em resposta ao pedido de cotação;
- Suporte para múltiplas cotações para o mesmo pedido de cotação.
Para ter acesso às novas funcionalidades, é obrigatório instalar a solução via extensibilidade.
Inventário
A partir da SR12, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:
Na integração na contabilidade de valores provenientes do inventário, no que respeita a valores a entrar em inventário, estes já são contemplados sem qualquer perda de precisão. No entanto, no caso de saídas de stock em inventário tal não se verifica uma vez que o custo é gerido com um mínimo de 4 casas decimais e a contabilização é realizada ao número de casas decimais da moeda. Assim, é sempre necessário efetuar arredondamentos nesses cenários por cada linha de artigo.
Para cada linha, pode existe uma perda de precisão no máximo até 0.0045. Quando existem muitos movimentos, estas pequenas perdas de arredondamentos podem resultar num valor significativo, tendo sempre em consideração se o arredondamento é efetuado por excesso ou por defeito e que uns podem anular o impacto dos outros. Poderá existir também a problemática dos artigos de baixo valor, ou seja, os artigos que tenham um custo inferior a 0.0045 € e que, no caso de ser transacionada apenas 1 unidade, em termos contabilísticos não teria qualquer tipo de valorização (embora tenha impacto no inventário).
Para resolver estas pequenas diferenças que podem ocorrer destes arredondamentos, foi criada uma funcionalidade associada ao fecho de inventário que apura e soma todas estas pequenas diferenças de arredondamento para serem contabilizadas em bloco e associadas ao fecho do inventário.
Esta funcionalidade pressupõe sempre a realização do fecho de inventário. Nos casos em que está ativa a contabilização sobre o regime de inventário permanente ao efetuar o fecho de inventário, terá sempre de contabilizar estas diferenças. Caso contrário, é possível utilizar o fecho de inventário sem que sejam apurados e contabilizados estes valores por grupo de custo.
Nota: A funcionalidade de apuramento de diferenças entre o inventário e contabilidade foi descontinuada e removida da aplicação.
Na ficha de artigo, passa a existir o novo separador Contabilidade para permitir a definição da conta geral para a contabilidade, assim como as contas exclusivas para compra, vendas e inventário.
O controlo de acesso a extratos e explorações de inventário foi alterado para que não seja permitido o acesso a essas funcionalidades sem que exista licenciamento do módulo de inventário.
A consulta de inventário passa a ter mais 2 colunas disponíveis: data de fabrico e data de validade do lote.
Construção
Nos dados de faturação de uma obra, passa a ser possível indicar se os dados se aplicam ou não às compras, nomeadamente, a dedução de IVA.
Se o novo campo Não aplicável a Compras estiver ativo no editor de compras, não é sugerido nenhum valor quando na linha está indicada a obra. Caso contrário, mantém o comportamento existente.
Produção
Para aumentar a produtividade e usabilidade nas operações diárias, estão disponíveis um conjunto de funcionalidades e melhorias em várias áreas do módulo de Produção.
Para facilitar o apuramento correto de custos, foram disponibilizados novos tokens para as ordens de fabrico na configuração da ligação à contabilidade da produção:
- TMAT – Total de Materiais
- TSUB – Total de Subprodutos
- TOUT – Total de Outros Custos
Além disso a fórmula de cálculo do token TOT nas ordens de fabrico foi modificada para subtrair os custos dos subprodutos da seguinte forma: TOT = (TMAT + TMAQ + TMO + TOUT) – TSUB
Com objetivo de melhorar a legibilidade da informação e a validação dados, na janela de movimentos diferidos nas linhas referentes a OFs, os campos N.º Interno e Número passam a ser preenchidos com o número da OF e o campo Valor (MBase) com os custos previstos ou reais, conforme o estado da ordem de fabrico.
No editor da ordens de fabrico, passa a ser possível remover linhas de encomenda no separador Documentos de Origem em OFs confirmadas, desde que:
- A OF esteja no estado Por Iniciar ou Em curso;
- Não podem existir reservas de stock (pré-reservas ou reservas efetivas) para a linha de encomenda em causa. Neste caso, é alertado e poderá remover as reservas através do Gestor de Reservas.
Esta funcionalidade torna-se útil nos casos em que um determinado cliente cancela uma encomenda, estando a produção já em curso. Assim, a OF pode ser reafeta de uma forma mais simples a uma outra encomenda.
Com o objetivo de prevenir a geração de ordens de fabrico com base em informação desatualizada, foram efetuadas melhorias no cálculo de necessidades de fabrico.
Assim, após a geração de ordens de fabrico, se a janela de propostas de fabrico continuar aberta e se o utilizador voltar à mesma, passa a ser apresentada uma mensagem indicando que deve proceder ao recálculo das necessidades de fabrico.
Mediante a parametrização por posto de trabalho, na finalização de uma picagem de uma determinada operação passa a ser possível impedir que a quantidade fabricada acumulada das picagens dessa mesma operação ultrapasse a quantidade a fabricar (prevista).
Esta parametrização minimiza erros de introdução por parte dos operadores.
Foi disponibilizado o novo parâmetro Visualização das operações seguintes no Terminal de Recolha no Administrador em Produção | Parâmetros da Empresa | Gerais, que pode ser selecionado se o Controlo de Sequência de operações ‘EM CURSO’ também estiver ativo.
A seleção deste novo parâmetro permite que não sejam carregadas para a lista de picagens as operações que não podem ainda ser iniciadas.
Esta parametrização evita obter uma lista extensa de operações carregadas para a lista de picagens, diminuindo o tempo despendido pelo operador na seleção.
Plataforma
Com a Service Release 12, a plataforma do ERP sofreu alterações para incorporar práticas de segurança, incluir novas melhorias na integração com o Cegid Docs e no licenciamento do sistema:
A segurança das informações é um tema importante e prioritário. Neste sentido, para reforçar os níveis de segurança, toda a informação sensível que é guardada em memória passa a estar encriptada, nomeadamente, a informação que é passada na connection string.
Esta medida de segurança aplica-se ao ERP v10 (Professional e Executive), ERP Evolution e Office Extensions.
A partir desta versão, ao finalizar a criação de uma empresa, será apresentada uma mensagem a questionar se pretende criar um arquivo para a mesma no Cegid Docs (é totalmente opcional).
Esta melhoria apenas é aplicável se o Cegid Docs estiver ativo para a subscrição em questão.
Em termos técnicos, procedeu-se à atualização da clien lib do Cegid Docs com a última versão do serviço.
Em ambientes multi-instância, nomeadamente SaaS, existe uma necessidade adicional de implementar políticas de segurança que garantam a correta operação e a integridade das soluções disponibilizadas.
Para garantir a adequação do ERP com essas políticas, foram efetuadas as seguintes alterações.
- Clonagem de empresas: é agora assegurado que este processo é executado em cenários em que o comando xp_cmdshell do SQL está desligado por questões de segurança;
- Terminar sessão no licenciamento: o botão de terminar sessão na janela de licenciamento passa a estar disponível só para Super Administradores;
- Gestão de anexos independente por instância: na criação de uma instância, poderá decidir se pretende criar uma pasta de dados específica para a instância a criar.
Para simplificar o acesso e facilitar a navegação, as entradas disponíveis na barra inferior de menus do ERP passam a ser carregadas de acordo o licenciamento da organização. Serão também considerados os módulos configurados numa determinada empresa e os acessos atribuídos a cada utilizador.
Foi aumentada a frequência de atualização da mensagem relativa ao estado da subscrição, que é apresentada na janela de login.
Esta alteração visa evitar as situações em que, apesar da subscrição já ter sido renovada, é apresentada uma mensagem com um estado diferente. Tal se verificava devido à frequência de atualização.
A disponibilização dos Webhooks estava dependente se numa determinada subscrição estivesse incluído o token TEC.PEX.
A partir da SR, passa a ser possível aceder a esta funcionalidade desde que na subscrição exista o token específico TEC.WBK. Assim, já não é necessário ter o TEC.PEX, sendo que a sua existência continua a garantir o acesso à funcionalidade de Webhooks.
Em determinados modelos de subscrição, é possível adquirir o pack Full-User.
Para suportar este conceito e a aquisição de Cal’s individuais por módulo, foi realizada uma alteração ao licenciamento para incluir o suporte integral a estas questões.
Para aumentar os índices de performance na comunicação dos documentos e na segurança da mesma, foi atualizada para a versão mais recente o microsserviço utilizado na comunicação em Cabo Verde.
Foi melhorado o processo de carregamento de extensões para estas serem atualizadas mesmo que os ficheiros das extensões estejam em utilização e, como tal, bloqueados.
A partir desta versão, sempre que se arranca a extensibilidade e se verifica que os ficheiros estão bloqueados é criada uma pasta dedicada para a sessão, garantindo desta forma que são sempre carregadas as versões atuais.
Com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica dos diversos componentes utilizados no desenvolvimento dos produtos assim como colmatar vulnerabilidades identificadas, os seguintes componentes foram atualizados para novas versões:
- LiteDB: versão 5.0.10 para versão 5.0.17
- SharpZipLib: versão 1.1.0 para versão 1.4.2.13
O componente log4net deixou de ser utilizado.
Os produtos, módulos e utilitários que são independentes à plataforma do ERP foram adaptados à marca Cegid, ou seja, existiu uma alteração de nome para Cegid e procedeu-se a uma alteração de branding.
Por exemplo, o Office Extensions ou o ERP Windows Service.
Outras novidades
- Os pagamentos eletrónicos passam a suportar a funcionalidade de pendentes por linha;
- No Office Extensions, à semelhança do que já existia para documentos de encomenda e financeiros, foi adicionada uma nova fórmula para apurar os valores líquidos de vendas em documentos do tipo Stock/Trans. Esta fórmula pode ser identificada através do seu código PRI_NetSalesStockTrans.